
Estou escrevendo este artigo, pois semanalmente recebo e-mails perguntando: “A Virago 535 vale a pena?”
Sim, vale a pena! Tecnicamente é uma excelente motocicleta e na opinião dos proprietários, também! Pesquisando no site Best Cars Web, onde os proprietários respondem objetivamente seu grau de satisfação com a moto, calculei que a Virago 535 tirou nota 8,54 com certeza um ótimo resultado.
Lançada no Brasil em 1994, a Virago 535 S chegou custando 11 mil dólares para enfrentar Kawasaki Vulcan 500 e a Honda Shadow que chegaria apenas 1 ano depois. Ficou em linha até 2002 quando sua importação foi encerrada.
A Rival
Sem dúvida, a maior rival da Virago 535 é a Honda Shadow VT 600. Mas na minha opinião particular, tecnicamente a Yamaha é melhor. Primeiramente, pelo sistema de transmissão secundário que na Yamaha é por eixo-cardã, praticamente isento de manutenção, um rodar mais suave e silencioso. Já na Honda (não sei porque) a transmissão é feita por corrente e pinhão, o que lhe garante um custo entre 334 reais¹ e 745 reais² com o kit de relação a cada 15 mil kilômetros. Outro diferencial entre as duas é o sistema de arrefecimento do motor que na Virago é a ar, o que torna o funcionamento do motor um pouco mais barulhento, mas a ausência do radiador deixa a moto mais leve (182 kg contra 200 kg da Shadow), e dispensa a preocupação de completar o nível de água no sistema. Por outro lado, o motor da Shadow tem um funcionamento mais silencioso e trabalha numa temperatura mais baixa na cidade.
E por falar em cidade, aqui a Virago se dá melhor graças ao seu porte mais compacto: 7 cm mais estreita e 13 cm mais curta e 18 kg mais leve que a Shadow, lhe garantem muito mais agilidade no trânsito pesado. Rodando na estrada, ambas devem andar juntas, pois o motor menor da Yamaha gera 46,2 cv a 7.500 rpm contra 39 cv a 6.500 rpm da Shadow. Em contrapartida, o motor Honda leva vantagem no quesito torque: 4,9 kgmf a 3.500 rpm, que na Yamaha chega em giros mais altos: são 4,8 kgmf a 6.000 rpm. Isso significa, que na Yamaha as reduções de marchas sejam mais necessárias em algumas situações. Eu, particularmente iria de Virago.

Estilo
A Virago é uma das custom mais bonitas já comercializadas no Brasil. Segue o estilo chopper (guidão alto, pneu traseiro largo, dianteiro estreito com aro maior). O tanque em formato de gota junto com o tanque adicional sob o banco, somam 13,5 litros de capacidade. O consumo³ de 15,3 km/l na cidade e 19,1 km/l na estrada não é ruim para uma moto de quase 535 cc e duplo carburador. Vale lembrar que a alimentação de gasolina no carburadores é feita por bomba elétrica, o que exige atenção com o nível de gasolina no tanque sob pena de queimá-la. O escape duplo é muito bonito, mas seu desenho faz com que a pedaleira do garupa fique muito elevada comprometendo o conforto de quem viaja atrás, com os joelhos muito flexionados. O guidão tipo “chifre-de-boi” garante conforto maior do que o guidão “reto” do modelo exportado para os Estados Unidos.
Manutenção
Como sempre acontece, o custo de manutenção de uma motocicleta média, não é nada convidativo. Mas o labo bom é que a Virago é muito robusta e dificilmente quebra. Abaixo, uma lista com os problemas mais reportados por proprietários do modelo:
- Bomba de combustível (2);
- Solda do pára-lama traseiro (2);
- Torneira elétrica (3);
- Eixo cardã (1);
- Platô (1);
- Bomba de gasolina (2);
- Bateria (1);
- Embreagem (1);
- Diafragma da bomba de gasolina (5);


Mercado
Como qualquer custom média, a Virago não é tão fácil de ser vendida, principalmente fora das grandes cidades. Mas mesmo assim, é uma moto muito respeitada entre os motociclistas em geral e está longe de ser um “mico”. Os preços variam entre R$ 9.505 (modelo 1994) e R$ 13.100 (modelo 2002).
Comparando, a Shadow é sensivelmente mais valorizada: um modelo 2002 custa R$ 14.860, cerca de 13% mais cara que a Virago 535 S. A substituta da Virago 535S foi a XVS 650 Dragstar em 2002.
Boa noite!
ResponderExcluirTenho uma Virago 535 e estou dando uma geral nela, estou precisando do banco do Carona, mas não estou encontrando, nem na internet eu achei! Alguém sabe onde posso encontrar?
Favor mandar respostar para geraldoscj@gmail.com.
Desde já agradeço!
Geraldo
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPreciso de bobina de centelha para virago 535. Alguma dica de nova, usada ou alternativa
ResponderExcluirBoa noite. Comprei a pouco tempo uma virago 535 e estou muito satisfeito com a compra. A moto está perfeita, tudo funcionando bem porém uma coisa me chamou a atenção. Ela está fazendo em média 20 km/litro.Porém com pouco mais de 100 km ela entra na reserva.Viro a chave para a posição reserva e procuro um posto para abastecer. O que me chama a atenção é que o tanque enche com um pouco mais de 5 litros. Minha pergunta é : Se a capacidade é 13,5 litros, como pode encher com apenas 5 litros? Alguém pode me ajudar com alguma dica?
ResponderExcluirDeve ser problema na bomba de combustível. A moto do meu pai estava assim também.
ExcluirBoa noite. Comprei a pouco tempo uma virago 535 e estou muito satisfeito com a compra. A moto está perfeita, tudo funcionando bem porém uma coisa me chamou a atenção. Ela está fazendo em média 20 km/litro.Porém com pouco mais de 100 km ela entra na reserva.Viro a chave para a posição reserva e procuro um posto para abastecer. O que me chama a atenção é que o tanque enche com um pouco mais de 5 litros. Minha pergunta é : Se a capacidade é 13,5 litros, como pode encher com apenas 5 litros? Alguém pode me ajudar com alguma dica?
ResponderExcluirgostaria de saber se alguem sabe informar qual a referencia da cor da virago 535 verde ano 2000. Preciso fazer uns retoque no para lama traseiro que está rachado.
ResponderExcluirAlguém sabe quanto ficaria para cromar o escapamento da 535?
ResponderExcluirSe alguém puder me indicar um local no Rio de Janeiro eu agradeço.
Boa noite!
ResponderExcluirEu tenho uma Fazer 250 e nunca, tive uma moto Custom. Pesquisei e
Estou interessado em uma Virago 535 o q vcs acham é uma boa escolha?
Troquei minha fazer 250 ano 2007 numa virago 535, minhas viagens ficaram muito mais confortáveis (minha opinião)
ExcluirBoa noite estou comprando uma Virago, aparentemente bem conservada. Mas tenho medo, pq apesar de 27mil km ela tem mais d 15 anos, isso é algum problema? Eh melhor dar entrada numa Vulcan s?
ResponderExcluirEu apostaria na virago tenho uma estou super satisfeito
ResponderExcluirEu apostaria na virago tenho uma estou super satisfeito
ResponderExcluirPoxa que legal este texto, gostaria de comprar uma mas tenho receio de não achar peaças de reposição, o que talvez seja mais facil na shadow. Mas concordo a yamaha e melhor!
ResponderExcluiroi comprei uma virago 535 2002 gostaria de saber referente a bomba de combustivel fica roncando direto e normal, preciso de algumas dicas ce alguem puder me ajudar ficarei grato,as.Gelson
ResponderExcluirSaudações.
ResponderExcluirTenho Virago desde 2001, nada a reclamar; só elogios.
Sabado dia 27/05/2017 o cabo acelerador arrebentou.
Preço do cabo de freio bicicleta R$2,50 + 1 safa onça + mão de obra
total R$32,50 e 30 minutos de serviço.
Caso precisem trocar ideias.... pereija@hotmail.com
Abraços e boas aceleradas.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirSaudações.
ResponderExcluirComprei a virago 535 e acho te tem um probleminha. Chega bem aos 120km sem problemas, mas não passa dai. Ajudem me pessoal. Será que a gasolina não está a passar bem?
Olá pessoal!
ResponderExcluirTenho uma 535 de 94 há pouco tempo. Tem uma pequena fuga de óleo por baixo do motor. Alguma ideia do que poderá ser a causa? obrigado
Retentor do pião ou retentor do eixo do pedal de cambio
ExcluirEstou precisando urgente de um CDI pra minha virago 535 2001 onde posso encontrar?
ResponderExcluirboa noite tenho uma virago 535 a 6 meses e de uns 15 dias pra ca estou com dificuldade na primeira partida nao sei se pode ser combustivel ruim ou regulagem
ResponderExcluiraguado uma ajuda obrigado
boas
ResponderExcluirVelas novas ou limpeza das mesmas...
Comprei a minha há 10 meses e estava com apenas 11000 km, fiz manutenções básicas e preventivas. Troca oleo, filtro ar, filtro oleo, 02 pneus que ainda eram originais, lubrificações, troca de mangueiras e a substituição da torneira elétrica pela manual da YBR. Estou bem satisfeito e pretendo ficar com ela ate acabar.
ResponderExcluiramigos sabem me dizer qual a taxa de compressao de cada cilindro do motor da virago 535? nao entendi o que disse o manual 9.1:1
ResponderExcluirEstou procurando uma roda traseira de liga leve que sirva na 535 alguem sabe de alguma que sirva?
ResponderExcluirColoquei da dayun serviu perfeita
ExcluirSabe se a roda da Daytun aguenta o peso da 535?
ExcluirTenho uma virago 535. Estou com problemas, pois a mesma fica falhando e pipocando andando mesmo em baixa rotação. Ja fez limpeza de carburador equalização e nada resolvido.
ResponderExcluirverifique se o escapamento está mal preso no motor, em qualquer moto acontece isso quando o escapamento fica frouxo
ExcluirVelas... mau contacto... a funcionar só com um cilindro?
ResponderExcluirbom dia eu acabei de adquirir uma virago preta ano 1994 mod 1995 estou com um problema ela esta vazando muita gasolina pois o antigo dono dela deixou ela parada 7 anos agora mandou no mecanico dar uma revisão e colocar ela para funcionar e andar mas esta com este problema esta vazando abaixo do tanque de gasolina aonde tem um formato de uma peça cromada tipo uma bolha pois ali passa as duas mangueira o que poderia ser alguém poderia me falar pois não estou andando com ela por este problema obrigado
ResponderExcluirComprada há um ano e meio, a minha 535 de 1994 tem sido uma boa m...
ResponderExcluirCronologia: Cabo acelerador parte. Não pega. Estraga velas constantemente e a andar só com um cilindro. Fuga de óleo do cardan (buraco resolvido com oring mais grosso).Ficar apeado na estrada com 189 km sem funcionar a reserva. Furo na roda dianteira. Bateria morre compra-se outra.Volante do motor parte (novo 500 euros). Custa a pegar: bateria descarrega,retificador em curto. Compra-se retificador usado de uma 1100. Neste mesmo dia (hoje) volta a partir o volante do motor. Chega de Yamahas e Viragos!!!
Que tenham todos melhor sorte!
Quer vender?
ExcluirErrei, não é o volante, é a embraiagem de partida, do motor de arranque. Alguém teve ou tem o mesmo problema? É que, levou um novo há sete meses...
ResponderExcluirVirago realmente é una boa M
ResponderExcluirParabéns a todos pelas suas máquinas eu também sou fã da virago logo logo compro uma
ResponderExcluirEstou em dúvida entre uma virago ou a Vulcan 600 querendo comprar mas com receio estou vendo umas do ano de 95.....98. Km baixo d mais 45.000 55.000 será que e verdade ou tudo mexidas
ResponderExcluirLow
ResponderExcluirOi sou o Orlando e quero colocar um tanque alargado na minha 535, se alguém souber onde compro um agradeço. Meu contato 51 998561177
ResponderExcluirno mercado livre tem mas nao é nada barato
ExcluirComprei uma 535 a uns 6 meses e estou muito satisfeito ,está com 60 mil km e não tenho nada a reclamar da moto ,fiz uns serviços nela para meu gosto como cromar cubos , bengalas ,mesa , balança e acessórios ,me ofereceram 17 mil nela mas como fiz pra min não vendo ,já viajei com ela e não tive problema sobre a bomba de combustível coloquei uma a vacuo por ver muitas reclamações sobre a elétrica estou muito satisfeito .
ResponderExcluirEstou querendo comprar a virago 535 e gostaria de saber se ela é econômica
ResponderExcluirOlá. Até 100km 18km/l, 120km/h, 13, 15 km/lt
ExcluirPessoal,estou namorando uma virago a algum tempo, agora parece que vai. Mas tem uma dúvida. Moro numa fazenda preciso andar 10km de estrada de chão. Quero a moto mais para passeio, não vou usar todos os dias. O que vocês acham? Da para encarar os 10km de terra?
ResponderExcluirtenho uma virago 535 202 a 2 anos , super satisfeito ,manutenção preventiva normal , muito boa mesmo
ResponderExcluirbom dia meu sogro comprou uma virago 535, e ela esta com um problema que quando pega a estrada ela falha e apaga tipo falta de combustivel pergunto se algum dos srs ja je teve este problema ou pode indicar alguem mecanico que pode resolver.
ResponderExcluirja mandou ver a bomba de combustivel?
ExcluirOla amigos, estou pra comprar uma 535 2001 por 14,000, 67km ,aparentemente a moto esta ok o preço ta bom?
ResponderExcluirOlá pessoal! Preciso comprar minha primeira moto e no momento estou de olho em uma virago 535 ano 2001 28.500 km rodados aparentemente bem conservada, mas tenho medo de ficar na mão sempre. Seria um bom negocio ou só dor de cabeça? Dá pra usá-la todos os dias como meio de transporte para ir ao trabalho etc. Porque eu vejo o pessoal usando ela mais como moto de fim de semana essas coisas. Alguém me tira essa dúvida! Grata!
ResponderExcluirOlá.
ExcluirDa sim para usa-lá no dia a dia. Tenho um amigo que trabalha comigo que vem todos os dias com ela e ainda viaja nos finais de semana. Ele esta muito satisfeito com ela. Alias o estilo dela é sensacional.
Segundo ele valeu muito a pena ter uma virago 535.
A dele é ano 2000 verde.
Comprei a minha há a pouco tempo. Excelente moto..
ResponderExcluirOs problemas são da torneira de combustível comuns pela falta de informação de como manter a moto saudável.
Sou do Rio de Janeiro. Tenho uma virago 535 que após 1 ano de uso , Só me dá alegrias...porém, quero dar uma revisada nela e POR INCRÍVEL QUE PAREÇA,não achei um especialista na moto aqui no RJ! alguém indicaria um ? Moro em Bangu.
ResponderExcluirObrigado...
Boa tarde a todos. Acabei de ver uma virago 535 ano 1994, andei na moto e gostei minha dúvida é se as peças são ou estão muito difíceis de encontrar caso venha precisar fazer manutenção seja preventiva ou por desgaste? Se alguém puder me ajudar eu agradeço um abraço
ResponderExcluirPode ser água na bomba de gasolina, aconteceu com minha virago 250. Faz limpeza no carburador e na bomba.
ResponderExcluirGostaria de saber se alguém aí sabe me dizer o código do verde da virago 535 pra mim por favor
ResponderExcluirBoa tarde pessoal. Alguém tem uma boa indicação de mecânico para virago em SP (ZS de preferência).
ResponderExcluirOlá. Comprei uma 2001, preta, linda, tudo original já rodei 2000 km, só alegria. Consumo um pouco alto, acima dos 100k/h
ResponderExcluir